03 abril, 2007

Guinhas...a romena e boa samaritana

Estava eu descontraidamente a beber o tão desejado café pós almoço, ao mesmo tempo que ia desfolhando o jornal, num cafézinho simpático em Leiria...Quando sou subitamente interrompida por uma rapariga que não teria mais de 18, 19 anos (bastante gorda por sinal, já que lhe caiam banhas de todos os lados) que me veio oferecer aquela brilhante revista que para além de muitas informações importantes...até traz calendário agrícola de sementeiras...etc..! Estou a falar do Borda d'Água! Pralém desta grande revista de cultura popular bastante enraizada na sociedade portuguesa, trazia também pensos rápidos. Na realidade...eram mais rápidos do que propriamente "pensos" em si...estavam tão encardidos tão encardidos que pensar pôr aquilo numa ferida era a mesma coisa que dizer: "quero arranjar aqui uma gangrena na ferida".
Bom...detalhes sórdidos à parte...Primeiro disse-lhe que não estava interessada. Continuou a insistir que queria um café porque ainda não tinha comido nada e estava muito nervosa!
Perguntei-lhe: "então mas se tás com fome, se calhar é melhor comer em vez de beber um café, não??"
Respondeu: "não tenho dinheiro"
Pronto...e eu para me tentar redimir e para não ser acusada de não deixar dar esmolas às velhinhas que andam a pedir nos semáforos de Lisboa, paguei-lhe um bolo...e sai-me ela: "olha e um sumo sff!!"
Pensei eu: "então e uma dose de sapateira e camarão, não?? Ou o cúzinho lavado com água de rosas?? Tás a abusar não?"
Respondi-lhe: "Não tenho mais dinheiro, escolhe só um bolo."
Sentou-se na mesa a comer o bolo refasteladamente, mas antes pediu ao empregado de mesa para lho aquecer! (ok...tudo bem...se calhar eu penso que são demasiadas mordomias)
No fim de o comer veio-me agradecer e pergunta-me se sou portuguesa (isto já depois de ter falado comigo e ter-me ouvido!!) E eu: "sim..sou portuguesa, porquê?"
Ela responde: "ah é qui tu não tem accent, não sabes falar muito bem português!"
Eu a pensar: "accent....mmmm...muito bem..até sabe inglês! não sei falar português?? what a f*ck?!! "
Perguntei-lhe: "Então e tu és de onde?"
Ela: "Sou roménia, mas vivo na Amadora"
Eu: "Então e vens para aqui (Leiria) fazer o quê?"
Ela: "Vim de autocarro, vender Borda d´Água, mas tá muito dificil"
Eu a pensar: "F*d*-s*e!! essa cena deve ser um ganda negócio pa se fazerem 120km e pagar o bilhete de autocarro para expandir o negócio do Borda d'Água em Leiria!!"
E nisto...saca-me dum cigarro e pede-me lume!!
E eu pergunto-lhe: "então mas não tens dinheiro para comida e tens dinheiro para tabaco??"
Ela: "não, não! pedi este a uma senhora lá fora, olha...tens lume?"
Eu: "Não"
Ela: "Porquê não tens?"
Eu: "Porque não fumo!"
Ela: "Não? Porquê?"
Eu a pensar: "isto não me tá a acontecer...vou fingir que não ouvi"
O empregado lá trouxe uma caixa de fósforos..que ela desajeitamente ao abri-la espalhou no chão!
Depois riu-se para o empregado e fez de conta que não era nada com ela. Riscou um fósforo e começou a fumar.
À medida que ia fumando agradeceu novamente o bolo, disse que eu tinha ar de romena (eu juro que não tenho ar nem a pele encardida e falo muito bem português!!).
Ela: "há aqui alguma pensão? sabes quanto custa?"
Eu: "Não sei."
Eu a pensar: "fui enganada...ponho-me a fazer o papel da boa samaritana...a dar de comer a esta gorda e depois vem-me falar de ficar na pensão, puxa do seu belo cigarrinho, quase que exige um sumo para acompanhar o bolinho, espalha os fosforos no chão e tá-se bem...apanha tu! Ahhh pois é..toma lá que é para aprenderes!!"
Bom..de qualquer das maneiras tiro algumas conclusões disto:
1. Poderei a vir-me dedicar ao negócio do Borda d'Água, já que me parece muito rentável;
2. Já fiz a minha boa acção da semana;
3. Não devo ser enganada tão brevemente outra vez;
4. Parece que passo bem por "roménia";
5. Pelos vistos...não sei falar português...não tenho o verdadeiro accent!

3 comentários:

P M disse...

LOL LOL LOL!
Meu amor parti-me a rir!!!
Mas pelos vistos quem anda a ser enganadinha sou eu! Andas para aí a pagar bolos a romenas, é??? :)
*****

Orange_Lemon disse...

Yah...ainda por cima gordas, sem necessidade nenhuma de glicose!

Filha da mãe da romena!

%&/(/&Y%$#"#$%&/()(/&%$% !!!!!!!

Viz disse...

romenas dançarinas como se diz na minha terra...agora na U.E. Sejam bem vindas
Bjs